As autoridades da aviação civil moçambicana afirmam que apenas companhias aéreas de seis países concordaram em retomar as operações desde a reabertura do espaço aéreo do país este mês.
O Instituto Nacional de Aviação Civil disse que as companhias aéreas eram de Portugal, Turquia, Catar, Etiópia, Quênia e África do Sul.
O instituto disse que os países que pretendem reiniciar os voos devem manifestar interesse nas missões diplomáticas moçambicanas dos respectivos países.
A retomada de voos regulares de passageiros e carga é autorizada com base no princípio da reciprocidade e apenas dois voos semanais são permitidos.
Os passageiros internacionais devem ter prova de que o teste foi negativo para Covid-19 nas últimas 72 horas, de acordo com a orientação do instituto divulgada esta semana.
As companhias aéreas são obrigadas a garantir que medidas preventivas sejam observadas, incluindo o uso de máscaras, distanciamento social de pelo menos 1,5 metros, e os aviões devem portar kits preventivos universais.
A tripulação da linha aérea também deve passar por quarentena obrigatória supervisionada pelo estado por até 24 horas.
Os aviões, passageiros e cargas devem ser desinfetados antes do desembarque, dizem as diretrizes.
Fonte: Club of Mozambique