Publicado:25/08/2021
A South African Airways (SAA) planeja voltar aos céus a partir de 23 de setembro deste ano, disse a agência em um comunicado na tarde de quarta-feira.
Os ingressos estarão à venda em 26 de agosto de 2021. As reservas da Voyager e o resgate de vouchers de crédito de viagem estarão disponíveis a partir de 6 de setembro de 2021.
“Após meses de trabalho diligente, estamos muito satisfeitos com a retomada do serviço da SAA e esperamos receber a bordo nossos passageiros leais e arvorando a bandeira da África do Sul. Continuamos a ser uma transportadora segura e aderindo aos protocolos da Covid-19”, disse CEO interino Thomas Kgokolo.
A SAA irá, numa fase inicial, operar voos de Joanesburgo para a Cidade do Cabo, Accra, Kinshasa, Harare, Lusaka e Maputo. Mais destinos serão adicionados à rede de rotas à medida que aumenta as operações em resposta às condições do mercado.
“Há um profundo sentimento de entusiasmo dentro da Equipe SAA enquanto nos preparamos para a decolagem, com um propósito comum – reconstruir e manter uma companhia aérea lucrativa que mais uma vez assume um papel de liderança entre as companhias aéreas locais, continentais e internacionais. O setor de aviação está atualmente em um período de testes e estamos cientes dos difíceis desafios que temos pela frente nas próximas semanas “, disse Kgokolo.
Na opinião do presidente do conselho da SAA, John Lamola, a operadora nacional está reiniciando com um caso de negócios formidável.
A declaração não indica qual é o progresso mais recente com o processo de due diligence do parceiro de capital estratégico escolhido pela SAA, o consórcio Takatso.
Há duas semanas, a SAA recebeu duas aeronaves de passageiros Airbus A320 arrendadas. As aeronaves modernas, que estavam entre os aviões que a SAA enviou de volta aos locadores durante o processo de resgate de negócios, foram colocadas em armazenamento e receberam verificações de manutenção de seis anos em Abu Dhabi durante o tempo da companhia aérea em resgate de negócios.
Na época, a SAA disse aos funcionários em um memorando interno que o processo de due diligence com a Takatso está ganhando força e os planos estão bem avançados para voos de carga e fretados.
Na semana passada, o Departamento de Empresas Públicas disse ao Parlamento que a diligência devida de Takatso está em um estágio avançado e deve ser concluída “na próxima semana ou assim”. O departamento disse que a SAA está a ser preparada para que o sector privado desempenhe um papel de liderança na entidade e isso deve ser elogiado.