![]()

Publicado:22/04/2026
O controlo de passaportes no Aeroporto de Lisboa poderá registar tempos de espera superiores ao habitual devido à implementação do novo sistema europeu de gestão de fronteiras, conhecido como EES (Entry/Exit System).
As autoridades recomendam que os passageiros se dirijam ao controlo de passaportes com maior antecedência em relação ao horário de partida dos seus voos, de forma a evitar constrangimentos e garantir uma viagem tranquila.
Mais informações sobre o sistema EES podem ser consultadas no portal oficial: https://travel-europe.europa.eu/pt/ees, ou junto das entidades competentes.
A aplicação móvel «Travel to Europe» foi criada para facilitar o processo de entrada e saída de viajantes de países terceiros sujeitos ao registo no Sistema de Entradas/Saídas (SES). Através desta ferramenta, é possível realizar um pré-registo dos dados do passaporte e da imagem facial antes da chegada ao ponto de controlo de fronteira.
Além disso, os utilizadores podem responder antecipadamente ao questionário sobre as condições de entrada, tornando o processo mais ágil.
O pré-registo pode ser efetuado até 72 horas antes da viagem e, embora não substitua os controlos de fronteira, permite uma passagem mais rápida, simples e eficiente.
A aplicação destina-se a cidadãos de países terceiros que estejam sujeitos ao registo no SES e que possuam passaporte biométrico.
A sua utilização é opcional, sendo recomendada para quem pretende reduzir o tempo de espera nos controlos de fronteira.
Atualmente, a aplicação pode ser utilizada:
A partir de 12 de outubro de 2025, será possível utilizar a aplicação na Suécia com todas as funcionalidades disponíveis. Outros países europeus poderão aderir gradualmente ao sistema.
Para usar a aplicação «Travel to Europe», siga os seguintes passos: