![](https://i0.wp.com/safetravel.co.mz/wp-content/uploads/2023/07/Riyadh-air-1.jpg?fit=1080%2C621&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/safetravel.co.mz/wp-content/uploads/2023/07/Riyadh-air-1.jpg?fit=1080%2C621&ssl=1)
A Nascent Riyadh Air fez sua estreia no ar na segunda-feira com um voo de baixo nível sobre a capital saudita.
Sobrevoando Riad por volta das 13h, horário local, o novo Boeing 787 Dreamliner navegou em um cruzeiro de baixa altitude sobre a cidade.
É a primeira vez que a companhia aérea iniciante, com lançamento previsto para 2025, levanta voo oficialmente.
Apresentando a distintiva pintura roxa da companhia aérea, o Dreamliner sobrevoou a cidade, passando por pontos de referência como o King Abdullah Financial District, a Grande Mesquita King Khalid, o Kingdom Center – um dos edifícios mais altos do país – e a arranha-céu Al Faisaliah Tower.
Com o registro N8572C, a aeronave estava acompanhada por um jato da Saudi Hawks, a equipe de exibição da Força Aérea Real Saudita, em um momento histórico para o cenário da aviação da Arábia Saudita, quando a segunda transportadora nacional do país decolou.
O voo é a primeira vez que os observadores de aviões conseguem ver a nova pintura da Riyadh Air no céu.
Revelado na semana passada, o design lilás e índigo apresenta um padrão de “torção do dossel” na fuselagem traseira, a bandeira do país e as letras Riyadh Air em branco em inglês e árabe. O jato também traz o novo logotipo da companhia aérea – inspirado na janela de uma aeronave – na cauda e nos motores.
É o primeiro de dois designs de pintura para a companhia aérea.
Todos os voos da Riyadh Air operarão com o código RX, aprovado na semana passada pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
A Riyadh Air é a mais nova companhia aérea do Oriente Médio e a segunda companhia aérea nacional na Arábia Saudita depois da Saudia.
Totalmente detida pelo Fundo de Investimento Público do reino, a companhia aérea faz parte da visão do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman. Tony Douglas, ex-presidente-executivo da companhia aérea nacional de Abu Dhabi, Etihad Airways, está à frente da nova companhia aérea.
Em março, a Riyadh Air divulgou um pedido de 39 aeronaves Boeing, com a opção de adquirir mais 33 jatos de fuselagem larga – um dos maiores pedidos da história da aviação.
A companhia aérea ainda não concluiu as compras para o ano e está considerando a compra dos jatos Boeing 737 Max e Airbus A320 Neo, mas uma decisão ainda não foi tomada, disse Douglas ao The National nos bastidores da reunião anual da IATA na semana passada.
Ainda não se sabe exatamente para quais destinos a Riyadh Air voará, mas há planos para a companhia aérea operar para uma rede de mais de 100 destinos até 2030, servindo destinos no Oriente Médio, Ásia, EUA, África e Europa.
Com foco em tecnologia, a companhia aérea disse anteriormente que equiparia seus Dreamliners com recursos de última geração, interiores de cabine inovadores, sistemas digitais de entretenimento a bordo de última geração e soluções de conectividade.