Publicado:14/04/2022
O posto fronteiriço de Ressano Garcia, no distrito de Moamba, província de Maputo, funciona 24 horas por dia desde ontem, uma medida que visa reduzir as filas ali verificadas recentemente.
Anteriormente, o posto fronteiriço de Ressano funcionava apenas 24 horas por dia em épocas festivas, como o final do ano e a Páscoa.
Ontem, representantes dos governos de Moçambique e África do Sul participaram na inauguração oficial do novo calendário.
Na ocasião, as autoridades de ambos os países lançaram também um plano especial de proteção e segurança denominado “Páscoa 2022”, que prevê elevados níveis de segurança garantidos por operações conjuntas nas zonas fronteiriças.
Falando na cerimónia, o secretário permanente do Ministério do Interior (MINT), Victor Domingos Canhemba Júnior, disse que a nova medida vai colmatar o problema do congestionamento resultante do aumento do fluxo transfronteiriço nos dois sentidos e do número de camiões com destino ao Porto de Maputo.
A adoção do novo calendário resulta também de pedidos de empresários moçambicanos que procuram agilizar as importações e exportações.
Do ponto de vista do setor privado, o alargamento do horário de funcionamento da fronteira foi também justificado pelo facto de milhares de pessoas e camiões pesados convergirem em Ressano Garcia, a passagem de fronteira mais movimentada do país.