Botswana e Namíbia concordaram em suspender passaportes e usar carteiras de identidade nacionais (IDs) como documentos de viagem para cruzar as fronteiras.
Em comunicado, o governo do Botswana informou que a passagem para o uso de BI servirá para eliminar barreiras à livre circulação de pessoas, bens e serviços, fortalecendo assim o comércio entre o Botswana e a Namíbia. Lê o comunicado:
O USO DE CARTÕES DE IDENTIDADE NACIONAL PARA VIAGENS FRONTEIRAS ENTRE AS REPÚBLICAS DA NAMÍBIA E DO BOTSUANA
Gaborone: O Ministério do Trabalho e Assuntos Internos deseja informar a todos os meios de comunicação que a República do Botswana e a República da Namíbia assinarão um Memorando de Acordo ( MoA) para permitir o uso de Bilhetes de Identidade Nacional para os dois países como documentos de viagem para cruzar as fronteiras. A assinatura do Acordo ocorrerá na sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023, no posto de fronteira MamunofTrans-Kalahari.
Este desenvolvimento é o culminar da iniciativa dos dois Chefes de Estado, Excelência Dr. Mokgweetsi EK Masisi, Presidente da República do Botswana, e Excelência Ho Dr. Hage G. Geingob, Presidente da República da Namíbia, que remonta a 2019. É uma demonstração clara de seu compromisso inabalável de implementar um aspecto exclusivamente progressivo da estratégia de cooperação bilateral entre os dois países. O Acordo servirá, assim, para eliminar barreiras à livre circulação de pessoas, bens e serviços, fortalecendo assim o comércio entre os dois países.
Como Estados Membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), este Acordo entre o Botswana e a Namíbia contribuirá também para os objectivos do Tratado da SADC que apela aos Estados Membros da SADC para desenvolverem políticas destinadas à eliminação progressiva dos obstáculos à livre circulação de pessoas , bens e serviços.
A utilização de Bilhetes de Identidade Nacional para viagens transfronteiriças aumentará o ímpeto para a integração económica e regional e promoverá ainda mais a migração segura e ordenada. Este desenvolvimento se tornará ainda mais impactante na vida das pessoas quando o posto de fronteira de Mamuno/Trans-Kalahari atingir o status pleno de Posto de Fronteira de Parada Única, operando 24 horas por dia ainda este ano. Também promoverá a coesão social entre os cidadãos das duas nações, que compartilham profundos laços históricos, culturais e econômicos, além dos valores da democracia, autodeterminação como povo, direitos humanos, paz, estado de direito e boa governança, entre outros.
Os membros da mídia interessados em cobrir este evento histórico devem encaminhar seus nomes, números de identificação e os nomes de suas empresas de mídia para: Sra. Caroline Bogale-Jaiyeoba, clzogale-jaiyeoba©gov.bw e Sra. Rose Basia, rnyatangaPgov .bw às 14h do dia 21 de fevereiro de 2023.