Publicado: 21 Oct 2020
A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, reuniu-se com operadores turísticos na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, para abordar o panorama atual do turismo.
No encontro, os operadores turísticos falaram da necessidade de cooperar para alavancar o turismo local através da combinação de ofertas de vários segmentos, como desportos náuticos, pesca desportiva, passeios de barco e desportos náuticos, entretenimento e gastronomia.
Os operadores turísticos presentes no encontro falaram também da pertinência de se criar um roteiro turístico para a cidade de Pemba e outros destinos da província.
Eles também expressaram preocupação resultante dos ataques terroristas e da pandemia Covid-19, que têm sido um grande obstáculo para o desenvolvimento do turismo recentemente.
Foram também discutidos os problemas relacionados com as vias de acesso aos empreendimentos turísticos, a questão das tarifas aeroportuárias e a introdução da taxa de turismo.
A Ministra da Cultura e do Turismo, Eldevina Materula, disse que estão a decorrer acções para alavancar o turismo e felicitou os operadores pela sua resiliência face a todos os factores negativos que assolam a zona, encorajando-os a manter a esperança de melhoria num futuro próximo.
“Estamos satisfeitos em ver a resiliência das operadoras de turismo, a capacidade de olhar para o amanhã e prever melhorias. As preocupações do setor são as preocupações do governo. Por isso, muito em breve, faremos um Fórum de Turismo, que contará com a presença dos diversos setores que mais contribuem para que o turismo realmente aconteça – transportes e comunicações, infraestrutura, energia – e vamos discutir e resolver as preocupações do setor ”, disse .
Diante das adversidades provocadas pela pandemia, Materula disse: “Nós, como governo, estamos tomando medidas concretas para melhor recuperar a economia”.
O ministro reconheceu que a instabilidade na província tem repercussões negativas na atividade turística e que preocupa o setor, mas está otimista com a superação da situação.
O encontro com os operadores turísticos surge no seguimento da visita do ministro a Cabo Delgado, enquadrada nas comemorações do Dia do Artista e da criação da SADC, cuja cerimónia oficial teve lugar a 14 de Outubro.
“A escolha de Cabo Delgado para as celebrações justifica-se pelo facto de termos consciência que, mesmo no meio de grandes adversidades, os artistas desta zona do país continuam a ser eles próprios, deleitando o coração das pessoas e alimentando o espírito”, disse o ministro. . “Viemos aqui de Cabo Delgado para dizer que o povo moçambicano ama os seus artistas, porque sabe que um mundo sem arte é um mundo sem vida. Por isso viemos prestar uma homenagem aos nossos criadores, aqui no berço da liberdade. ”
Fonte: