Publicado:06/09/2021
Moçambique é um dos cinco países eleitos para o Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT) para o período 2021-2025.
O anúncio da integração de Moçambique foi feito durante a 64ª Reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo para África (CAF / OMT) e a 2ª Edição do Fórum Global de Investimento em Turismo da OMC em África, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, que ocorreu entre 2 e 4 de setembro de 2021.
Além das eleições para o Conselho Executivo, o encontro discutiu o desenvolvimento do turismo na região da África, as prioridades da OMT e outras linhas de trabalho.
Moçambique foi escolhido entre um total de sete candidatos.
Os outros estados eleitos para representar a África no Conselho Executivo para o período 2021-2025 são a África do Sul, Cabo Verde, Marrocos e Zâmbia.
Nigéria e Gana não foram eleitos.
Espera-se que as eleições contribuam para a recuperação da África pós Covid-19, capacitando as comunidades rurais a fazer do turismo um verdadeiro instrumento de geração de riqueza.
A Ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, Eldevina Materula, que esteve presente no encontro disse: “Num momento em que vivemos uma das piores crises do turismo mundial, esta é uma das grandes vitórias que alcançámos e muito nos ajudará a alavancar nosso turismo. ”
“É também uma resposta à escala continental e um reconhecimento da agenda de Moçambique para o desenvolvimento do turismo africano”, frisou o ministro.
A Ministra Materula fez-se acompanhar na sua deslocação a Cabo Verde pelo Director-Geral do INATUR, Marco Vaz dos Anjos, e pela Directora Nacional Adjunta do Plano e Cooperação, Isabel da Silva.
O Conselho Executivo é um órgão estrutural da OMC com mandato para tomar, em consulta com o Secretário-Geral da organização, as medidas necessárias para implementar as decisões e recomendações da Assembleia Geral do órgão.