Quando um avião aterra num destino, pelo menos umas três pessoas tem de ter emprego no aeroporto; depois mais emprego para os homens da migração que carimbam passaportes; do aeroporto para os hotéis são pessoas que conduzem carros, chopelas, etc; no hotel, tem o jardineiro, o homem da manutenção, o que cuida da piscina, o que mantém os quartos limpos e cheirosos, os cozinheiros, todos esses com emprego directo; se o turista decidir passear, por cada actividade há um jovem empreendedor a ganhar a vida de forma justa e honesta; para ir de barco as ilhas (cada barco precisa pelo menos duas pessoas), e esses barcos compram combustível nas bombas (que também empregam pessoas).
Resumindo: Quanto mais turistas entrarem, mais investimento, emprego e auto emprego teremos, e mais a nossa economia irá crescer. As vendas dos pescadores e agricultores vai aumentar, e novas mercearias, supermercados e armazéns vão abrir.
É assim que se faz crescer uma economia e acredito que logo que o Pacote de Aceleração Económica entrar em vigor, o nosso turismo e a renda dos moçambicanos vai crescer.
Por: Yassin Amuji