Publicado:31/05/2022
O processo de solicitação de um visto Schengen deve ser totalmente online e se tornar digital nos próximos três anos, usando um sistema recentemente proposto pela Comissão Europeia.
“Com alguns estados membros já migrando para o digital, é vital que o espaço Schengen agora avance como um”, diz a vice-presidente da Comissão para a promoção do nosso estilo de vida europeu, Margaritis Schinas.
“Um processo de visto moderno é crucial. É hora de fornecer uma plataforma de aplicativos rápida, segura e baseada na web para cidadãos dos 102 países terceiros que precisam de visto de curto prazo para viajar para a UE”, diz Ylva Johansson , Comissária Europeia para Assuntos Internos. “Metade das pessoas que vêm para a UE com um visto Schengen consideram o pedido de visto oneroso, um terço tem que viajar longas distâncias para solicitar um visto.”
De acordo com schengenvisainfo.com , independentemente do país de destino do Espaço Schengen ou do tipo de visto Schengen que estão solicitando, os viajantes precisarão preencher um formulário de solicitação de visto em uma plataforma comum, fazer upload de uma cópia digitalizada de seu documento de viagem, seguro de saúde de viagem , bem como os restantes documentos necessários à candidatura.
Quando um candidato pretende visitar mais de um país no Espaço Schengen, a plataforma decidirá automaticamente qual país Schengen é responsável pelo processamento do pedido. O pedido será então transferido para o sistema nacional competente desse Estado-Membro para ser processado.
Devido à necessidade de coletar dados biométricos, aqueles que solicitam pela primeira vez um visto Schengen precisarão se apresentar em um consulado ou provedor externo de processamento de vistos para fornecer suas impressões digitais e tirar fotos.
Os candidatos que não preencheram sua inscrição com as informações/documentos corretos serão notificados pelo sistema. Uma vez que o viajante complete o seu pedido, e este tenha sido processado pelo Estado-Membro em causa, esse Estado notificará o viajante da decisão tomada, indicando que o visto foi emitido, recusado, confirmado para um novo documento de viagem, prorrogado, anulado ou revogada.
O visto não será mais concedido em sua forma atual, como adesivo, mas digitalmente. Espera-se que seja na forma de um código de barras 2D, endossado criptograficamente por esse estado membro.