

Publicado:05/07/2021
A suspensão de todas as actividades do Standard Bank de conversão de moeda estrangeira em Moçambique está a deixar os clientes com contas em moeda estrangeira sem acesso aos seus salários, disseram à Lusa pessoas afectadas pela medida.
“Recebemos salários por meio dessas contas e agora estão bloqueadas. Em nosso caso, a maioria dos trabalhadores de nossa instituição possui contas no Standard Bank e recebe [seus salários] em moeda estrangeira. Agora ninguém consegue mexer no seu dinheiro ”, disse um cliente de um banco, que pediu anonimato.
Em causa está a decisão do Banco de Moçambique, anunciada há uma semana, de suspender o Standard Bank de todas as actividades que envolvam a conversão de divisas no mercado cambial, na sequência de “constatações obtidas durante inspecção in loco em curso”, segundo a declaração do regulador, que não dá maiores detalhes.
Outro cliente bancário afectado pela suspensão, que também pediu anonimato, disse à Lusa que o problema foi agravado pela falta de informação do banco, acrescentando que só se apercebeu da gravidade da situação depois de visitar o banco dois dias após o anúncio do banco central .
“Fui ao banco e me disseram que uma das soluções era abrir conta em outro banco para que os valores fossem repassados. Mas meu dinheiro está nessa conta e não tenho nenhum outro banco. Terei que tentar abrir um, mas enquanto isso, como vou sobreviver? ” ele perguntou.
A Lusa contactou o Standard Bank, cuja gestão se reuniu ontem. Eles prometeram uma declaração em breve.
Dados do Banco Central de Moçambique divulgados em Abril apontam o Standard Bank como o terceiro na lista dos três bancos de importância sistémica em Moçambique, numa lista liderada pelo Banco Comercial e de Investimentos (BCI), com o Banco Internacional de Moçambique (Millennium Bim) na segunda posição.
No rácio que mede a importância para o sector, conhecido pela sigla em inglês D-SIB, o BCI lidera a lista com 278 pontos, seguido do Millennium Bim com 257 e do Standard Bank com 159.
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