Publicado: 16/07/2022
Tanto a Delta Air Lines quanto a United Airlines poderão lançar seus serviços propostos para a Cidade do Cabo, África do Sul.
Uma batalha de rotas ferozmente disputada entre as companhias aéreas terminou em um sorteio surpresa: o Departamento de Transportes dos EUA revelou na quinta-feira que havia trabalhado com autoridades sul-africanas para obter aprovação para ambas as companhias aéreas operarem seu serviço desejado.
A Delta executará um voo sem escalas três vezes por semana entre seu hub no Aeroporto Internacional de Hartsfield-Jackson Atlanta (ATL) e no Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo (CPT). Os voos começarão em ou por volta de 17 de novembro, usando o airbus a350-900 da companhia aérea.
Atualmente, a Delta opera voos entre Atlanta e o Aeroporto Internacional OR Tambo (JNB) de Joanesburgo. Ainda este ano, a companhia aérea planeja adicionar a parada da Cidade do Cabo após o voo partir de Joanesburgo — completando a chamada “rota do triângulo” que a transportadora vem buscando há anos. No início deste ano, um porta-voz da Delta disse à TPG que a transportadora planeja executar tanto a rota do triângulo quanto a rota sem escalas da Cidade do Cabo, caso a sem escalas seja aprovada.
A United operará um voo sem escalas três vezes por semana entre seu hub no Aeroporto Internacional Washington Dulles (IAD) e na Cidade do Cabo, a partir de 17 de novembro ou por volta de 17 de novembro; o voo usará um Boeing 787-9 Dreamliner.
A companhia aérea atualmente opera rotas sem escalas de seu outro hub da Costa Leste no Aeroporto Internacional newark liberty (EWR) para Joanesburgo e Cidade do Cabo.
Em um comunicado, a United disse estar agradecida pela ação do DOT.
“Estendemos nossa sincera gratidão ao Departamento de Transportes, bem como aos numerosos líderes governamentais e comunitários, aeroportos, clientes e funcionários que apoiaram este aplicativo, por reconhecer os enormes benefícios para o turismo, comércio e diplomacia que uma ligação direta entre a Cidade do Cabo e Washington, D.C. fornece”, disse o presidente da United Brett Hart. “A United tem crescido constantemente suas ofertas de voo para a África do Sul e em todo o continente. Esses novos voos diretos promoverão a concorrência e fornecerão serviços acessíveis e consistentes à África para os viajantes dos EUA.”
A Delta disse que estava ansiosa para iniciar seu serviço.
“A Delta está satisfeita por seu pedido ter sido provisoriamente aprovado para operar o serviço direto de Atlanta-Cidade do Cabo”, disse a companhia aérea em comunicado. “Esperamos fornecer aos nossos clientes mais opções de viagens entre os EUA e a África do Sul ainda este ano.”
O impasse entre as duas companhias aéreas foi estimulado pelo acordo bilateral de serviço aéreo entre os EUA e a África do Sul, que remonta a 1996. Embora os EUA tenham acordos de “céu aberto” com grande parte do mundo — que geralmente permitem frequências ilimitadas entre dois países —, os EUA e a África do Sul ainda têm um acordo mais limitado. O acordo permite que as transportadoras americanas operem até 21 viagens por semana entre os dois países. Atualmente, a United opera 10 dessas viagens de ida e volta, enquanto a Delta opera sete — deixando mais quatro viagens de ida e volta a serem atribuídas.