Publicado:04/07/2022
A transportadora nacional da República do Ruanda RwandAir vai iniciar voos directos entre Maputo e Kigali em Agosto, anunciou sábado o Alto Comissário do Ruanda em Moçambique Claude Nikobisanzwe. A medida vai estimular o aumento do volume de negócios entre os dois países, espera-se.
Espera-se que os voos diretos operados pela RwandAir estimulem o volume de negócios entre os dois estados, que recentemente fortaleceram a cooperação nos domínios político e comercial.
LEIA TAMBÉM: Crescente número de ruandeses buscam vistos de negócios para Moçambique
O Ruanda também gostaria que a entrada em Moçambique para os seus cidadãos fosse simplificada, sobretudo porque os moçambicanos não precisam de visto para entrar no Ruanda.
“Gostaria de dizer que a nossa companhia aérea ruandesa vai iniciar voos directos de Maputo para Kigali, o que vai dinamizar a circulação de pessoas e bens e estimular o comércio. Em princípio, será na primeira semana de agosto. Os moçambicanos que têm passaporte normal podem viajar sem necessidade de visto. Estamos em discussão com o nosso homólogo, para ver se não podemos ter a mesma facilidade para os ruandeses” que entram em Moçambique, explicou Claude Nikobisanzwe.
Para o Ruanda, que também apoia Moçambique na área militar, os portos e outras vias de transporte de Moçambique são desejáveis para o escoamento de mercadorias, revelando o Alto Comissário que as partes ainda estavam a discutir a possibilidade de o Ruanda utilizar o porto de Nacala.
“Acreditamos que o porto de Nacala, com as suas águas profundas, pode ajudar nesta cooperação. Acreditamos que o comércio entre os países africanos pode gerar emprego para os povos africanos, em particular os moçambicanos, e contribuir para as economias de todos os países”, explicou o responsável.
Ao abrigo das relações existentes, Moçambique exporta actualmente açúcar, minérios e outros produtos mineiros para o Ruanda, mas ambas as partes querem ver um aumento das exportações.
Claude Nikobisanzwe referiu que uma delegação de 120 empresários ruandeses participou recentemente no Fórum Empresarial Moçambique-Ruanda para explorar oportunidades de investimento no país.
Falando durante o trabalho comunitário de saúde e ambiente em Maputo, o Alto Comissário ruandês referiu que, no domínio da cooperação militar, as tropas ruandesas libertaram todas as áreas sob o seu controlo.
Por Mustafá Leonardo