O Japão anunciou ontem (09) uma doação de Emergência no valor de 4,2 milhões de dólares (3,56 milhões de euros) para apoiar deslocados pelo conflito armado de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
A embaixada japonesa em Maputo justificou o desembolso “devido à deterioração da situação de segurança que se vive na província”, a braços com uma crise humanitária onde já morreram mais de mil pessoas e 250 mil fugiram dos locais de residência.
A verba é destinada ao fornecimento de assistência alimentar para aproximadamente 23 mil pessoas, ‘kits’ de abrigo de emergência e ‘kits’ de higiene para aproximadamente 2.500 famílias e à construção de estradas e drenagem nos acampamentos, reparação de edifícios públicos e gestão de acampamentos para aproximadamente 50 mil pessoas.
Está ainda prevista a entrega de alimentos com valor nutricional especializado e orientação sobre a melhoria das práticas dietéticas para aproximadamente 25.600 crianças.
A doação vai chegar a cinco organizações distintas.
Do total, 1,43 milhões de dólares (1,21 milhões de euros) vão para a Organização Internacional das Migrações (OIM), 1,42 milhões de dólares (1,2 milhões de euros) para o Programa Alimentar Mundial (PAM), 900 mil dólares (763 mil euros) para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, 400 mil dólares (339 mil euros) para o Comité da Cruz Vermelha Internacional (CICV) e 50 mil dólares (42,38 mil euros) para o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
Fonte: