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Aeroportos europeus avançam em recuperação do crescimento do tráfego de passageiros

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O tráfego aeroportuário em toda a Europa atingiu um pico de 88% dos volumes pré-pandêmicos no terceiro trimestre, mostram dados do órgão comercial ACI EUROPE. Isso ocorre após o segundo trimestre registrado em 83% dos níveis de 2019 e o primeiro trimestre em apenas 61%.

O tráfego de passageiros na rede aeroportuária europeia aumentou 61% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. O tráfego internacional de passageiros (84% maior) impulsionou o aumento, já que as viagens transfronteiriças amplamente irrestritas levaram a um boom nas viagens de lazer e VFR durante os meses de pico do verão.

O tráfego doméstico de passageiros expandiu em um ritmo menor, mas ainda dinâmico, 14% maior.

O mercado da UE continua impulsionando a recuperação, com o tráfego de passageiros nos aeroportos do bloco aumentando 74% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Os melhores desempenhos vieram dos aeroportos do Reino Unido (+202%), Finlândia (+194%) e Irlanda (+188%), refletindo em grande parte o fato de que os governos desses países foram mais lentos em aliviar as restrições de viagens no ano passado, de acordo com ACI EUROPA.

Quando comparados com os níveis de 2019, os aeroportos da Grécia, Luxemburgo e Islândia excederam especialmente seus volumes de passageiros pré-pandêmicos.

Os aeroportos em mercados de turismo proeminentes, incluindo Portugal, Espanha, Croácia e Itália, geralmente superaram a média da UE, juntamente com os da Romênia, Lituânia, Irlanda e Polônia, onde a expansão significativa da capacidade das transportadoras de custo ultrabaixo tem sido um dos principais contribuintes.

Os aeroportos dos maiores mercados de aviação da UE recuperaram a um ritmo mais lento, com a França a apresentar os melhores resultados (apenas 14,1% abaixo dos níveis de 2019), seguida do Reino Unido (18,1% abaixo) e Alemanha (25,9% abaixo) . A exposição destes mercados ao tráfego intercontinental (especialmente para a Ásia), bem como as restrições de capacidade aeroportuária em hubs selecionados no Reino Unido e na Alemanha atuaram como fatores limitantes da recuperação.

Finlândia, República Tcheca, Letônia e Bulgária ficaram significativamente para trás, em grande parte devido ao impacto da guerra na Ucrânia e sanções relacionadas contra a Rússia e a Bielo-Rússia.

Istambul foi o aeroporto europeu mais movimentado e o único grande hub europeu cujo volume de passageiros excedeu os níveis pré-pandêmicos (3º trimestre de 2019) em +3%. Seu tráfego de passageiros aumentou quase 56,1% em comparação com o terceiro trimestre de 2021.

As restrições de capacidade limitaram o crescimento do tráfego de passageiros em Amsterdam Schiphol (+54,1%) e Frankfurt (+62,3%) em comparação com o terceiro trimestre do ano passado. Os hubs holandês e alemão ficaram na quarta e quinta posições – com volumes de ambos permanecendo 20% abaixo dos níveis pré-pandêmicos (3º trimestre de 2019). 

Embora os aeroportos regionais e menores tenham crescido em um ritmo mais lento do que os principais no terceiro trimestre, eles quase se recuperaram aos volumes pré-pandêmicos (3º trimestre de 2019), chegando a 3,7% abaixo do desempenho do terceiro trimestre de 2019.

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