

Publicado:24/06/2025
O Qatar anunciou nesta Segunda-feira (23) a suspensão temporária de todo o tráfego aéreo em seu espaço aéreo, como parte de um conjunto de medidas de precaução diante do agravamento da situação regional.
Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores do Qatar afirmou que a decisão reflete o compromisso do país com a segurança de “cidadãos, residentes e visitantes”.
“Isso faz parte de um conjunto de medidas de precaução tomadas com base nos acontecimentos na região”, diz o comunicado.
“As autoridades estão monitorando a situação de perto e continuamente, avaliando os acontecimentos em coordenação com parceiros regionais e internacionais.”
O anúncio ocorre horas após o Irã ameaçar retaliar os Estados Unidos, em resposta a ataques norte-americanos a instalações nucleares iranianas realizados no fim de semana. A retaliação pode atingir interesses americanos em países aliados na região.
Como consequência das tensões, a Embaixada dos Estados Unidos em Doha emitiu um alerta de segurança, pedindo que os cidadãos norte-americanos no Qatar permaneçam abrigados até novo aviso.
A medida não tem prazo definido para ser revogada, e novos comunicados devem ser emitidos conforme a evolução do cenário geopolítico.