A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) é um novo requisito para viajar sem visto para o Reino Unido, a partir de novembro deste ano, mas não se aplica a portadores de passaporte britânico, nem a portadores de passaporte que necessitem de visto para entrar no Reino Unido – como os sul-africanos.
O ETA dará aos viajantes permissão para entrar no Reino Unido e será vinculado eletronicamente ao passaporte do indivíduo. Tem um custo de £ 10 (cerca de R233) por participante.
Os visitantes de países com isenção de visto que entrarem por até seis meses para turismo, visitando familiares e amigos, negócios ou estudos precisarão preencher o ETA antes da viagem.
Aqueles que entrarem por até três meses no Programa de Concessão de Visto de Trabalhador Criativo também deverão preencher o ETA, assim como aqueles de países com isenção de visto que estiverem em trânsito pelo Reino Unido - independentemente de o portador do passaporte estar ou não passando pela fronteira do Reino Unido. ao controle.
O governo do Reino Unido adotará uma abordagem em fases para a introdução do ETA, a partir de 15 de novembro, com os primeiros ETAs sendo exigidos de cidadãos do Catar.
Então, a partir de 22 de fevereiro do próximo ano, isso será uma exigência para os nacionais do Bahrein, Jordânia, Kuwait, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Outros portadores de passaporte seguirão.
Portadores de passaportes britânicos e irlandeses estão isentos da exigência. Aqueles que têm permissão para morar, trabalhar ou estudar no Reino Unido não precisam de ETA, nem aqueles que precisam de visto para entrar no Reino Unido.
No entanto, de acordo com o governo do Reino Unido, os residentes legais da Irlanda, que não precisam de visto para visitar o Reino Unido, não precisarão do ETA se entrarem no Reino Unido vindos da Irlanda, Guernsey, Jersey ou Ilha de Man.
*De acordo com o site do governo do Reino Unido, os viajantes poderão se inscrever no aplicativo ETA do Reino Unido ou online em www.gov.uk.
*Agentes ou terceiros poderão se inscrever em nome de terceiros.
*O candidato receberá um e-mail de confirmação se a inscrição for aprovada.
*O ETA será vinculado eletronicamente ao passaporte – portanto, o mesmo passaporte citado no aplicativo deve ser usado para entrada.
*Cada viajante precisará de seu próprio ETA, incluindo crianças e bebês.
*O site do governo do Reino Unido diz que os viajantes “geralmente obtêm uma decisão dentro de três dias úteis” – mas acrescenta que pode ser mais rápido ou, se forem necessárias verificações adicionais, mais de três dias.
*O ETA terá duração de dois anos.
*Se o passaporte do viajante expirar em menos de dois anos, ele precisará solicitar um novo ETA.
*Os visitantes podem usar o mesmo ETA para fazer várias visitas ao Reino Unido.